Ensino de Filosofia – Teoria e Prática

ensinodefilosofia-001

Organizadores: Sílvio Gallo, Márcio Danelon e Grabriele Cornelli

Com artigo do Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini intitulado: “Imagens que provocam o filosofar: arte e ensino de Filosofia”.

Os Textos que compõem este livro foram preparados para o I Simpósio sobre Ensino de Filosofia da Região Sudeste, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia (Gesef), e sediado na Universidade Metodista de Piracicaba, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2002. Os capítulos estão agrupados em torno de quatro grandes eixos: as questões históricas e de legislação brasileira que situam o debate contemporâneo sobre o ensino de Filosofia; questões de “didatica teórica” da Filosofia, isto é, um pensar conceitual interno à problemática da Filosofia e seu ensino; questões de “didática prática” da Filosofia, ou seja, uma discussão em torno de sistemáticas concretas para se ensinar Filosofia; finalmente, questões de estética e de cultura em sua relação com o ensino da Filosofia. Nosso desejo é que estes textos possam ser fonte de informação, inspiração, reflexão àqueles que se dedicam a ensinar Filosofia, e que signifiquem mais uma contribuição ao debate contemporâneo sobre a questão.