A Educação Profissional ao longo do processo de industrialização no Brasil – do Fordismo ao padrão flexível de produção

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Organização: Darlan Marcelo Delgado e Luiz Roberto Gomes.

O livro tem seu foco na relação entre educação e trabalho, no contexto da passagem de um Brasil colonial, rural, agroexportador e de economia escravocrata e dependente de importação até de bens de consumo ao Brasil da industrialização e urbanização nascentes e dos primeiros passos de instalação de uma infraestrutura de transporte de carga, a ferrovia. Desse modo, o livro procura revisitar especificamente as trajetórias das políticas da Educação Profissional paralelamente à implementação e difusão dos paradigmas de produção fordista – na primeira metade do século XX – e flexível – na segunda metade do século XX.
Além do Prefácio, de Graziela Zambão Abdian, e da introdução, a obra está estruturada em três capítulos. No primeiro é apresentado ao leitor o contexto cultural, econômico e político de difusão do chamado padrão flexível de produção no mundo e no Brasil. Posteriormente, no segundo capítulo, apresenta-se uma visão das principais características do fordismo como o padrão emblemático de organização da produção e controle (gerência) do trabalho, o qual foi imprescindível à toda concepção fabril do início do século XX. Por fim, no terceiro capítulo é abordada a Educação Profissional em sua contextualização econômica e social e no interior dos cenários dos respectivos paradigmas produtivos discutidos.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da EdUFSCar (http://www.edufscar.com.br/farol/edufscar/produto/a-educacao-profissional-ao-longo-do-processo-de-industrializacao-no-brasil/992726/).