Professor da UFSCar recebe menção honrosa no Prêmio da Abeu

63714_livro_zuin_portal_8661269886464675090 (1)
Professor da UFSCar recebe menção honrosa no Prêmio da Abeu

O professor Antônio Alvaro Soares Zuin, do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, receberá menção honrosa na quinta edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) pela publicação do livro “Publique, apareça ou pereça: produtivismo acadêmico, pesquisa administrada e plágio nos tempos da cultura digital”, que foi escrito em parceria com Lucídio Bianchetti e Obdália Ferraz e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EdUFBA).

Evocando o mantra “publique, apareça ou pereça”, os autores buscam revelar a realidade da produção acadêmica nos tempos da “sociedade do espetáculo”, criticando a atual produção do conhecimento e as consequências de sua mudança para uma categoria de análise. Dentre essas consequências, os autores destacam o produtivismo acadêmico, assim como o controle da pesquisa, o plágio, a necessidade de aparecer pela quantidade de publicações em mídias determinadas e a emergência de um novo tipo de conhecimento cujo processo e resultados são induzidos de fora das universidades.

O livro concorreu na categoria Ciências Humanas, que abarca títulos das áreas de Filosofia, Psicologia, Teologia e Educação. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro, no Teatro da Unibes Cultural, localizado na Rua Oscar Freire, 2.500, em São Paulo. Mais informações sobre o Prêmio da Abeu podem ser obtidas no site da Associação e detalhes sobre o livro estão em matéria no Portal da UFSCar.