Nota Pública do Departamento de Educação da UFSCar

O Departamento de Educação da UFSCar manifesta, publicamente, sua indignação quanto à ação ajuizada pela chapa perdedora à sucessão da reitoria (Por uma UFSCar Notável: Fernando e Fernanda), tendo a mesma recebido apenas 9,7% dos votos de toda a comunidade da UFSCar. A grande maioria dos docentes, técnicos e estudantes da universidade (66,6 %) manifestou seu apoio à chapa (Juntos Pela UFSCar: Adilson e Jesus).

A ação, de natureza imoral, por não ter respeitado o pacto democraticamente constituído, resultou na decisão judicial em caráter liminar de suspensão das listas tríplices (reitor e vice-reitor) encaminhadas ao Ministério da Educação.

Cabe ressaltar que a composição das listas tríplices obedeceu a um rigoroso processo ético e democrático de consulta à comunidade, ao colégio eleitoral e ao ConsUni. Qualquer outra lista, ou nomeação de reitor e vice, que não considere os valores construídos historicamente na UFSCar será interpretada, por nós, como intervenção e afronte direto ao princípio da autonomia universitária, garantido pelo artigo 207 da Constituição Federal de 1988.

Na condição de Instituição de Ensino Superior Pública, socialmente referenciada, comprometida com a ética, com a democracia e com o respeito à vontade de escolha da comunidade universitária, não aceitaremos, em hipótese alguma, e não reconheceremos jamais, um(a) reitor(a) que não seja democraticamente referendado(a) pela comunidade acadêmica da UFSCar.

A gravidade da situação e a necessidade de um posicionamento oficial da Universidade requerem, da atual administração superior da UFSCar, a convocação imediata do ConsUni. 

São Carlos, 26 de outubro de 2020