Curso de Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática

banner6 (1)

O Grupo de Estudos e Pesquisa Politica, Trabalho e Educação Escolar, coordenado pela Profa. Maria Cristina dos Santos do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, realizará de 18 de março a 28 de junho, o Curso de Extensão: Pedagogia Histórico Crítica: Ciência, Currículo e Didática.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/ZDtyYhD8ZLFEKRFp9.

As inscrições serão aceitas até atingir a quantidade máxima de participantes.

Informações pelo e-mail phc.ufscar@gmail.com

PROGRAMA / CRONOGRAMA

Horário: 09 às 12h (Horário de Brasília)

Período: 18 de março a 28 de junho (encontros semanais as quintas-feiras)

Transmissões pelo canal HISTEDBR – YouTube

• 18/03: (José Claudinei Lombardi – Zezo)

Abertura do curso; apresentação e discussão do programa

• 25/03: (Convidado: Dermeval Saviani
  1. INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista
  • 01/04:  (Convidado: Newton Duarte, Anselmo Colares ; Mediador/a Régis H Silva)
  1. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica
  • 08/04: (Convidado: Ana Carolina Galvão Marsiglia, Tiago Nicola Lavoura Mediador/a Claudio Felix)
  1. Concepção marxista de ciência e método: implicações para o currículo e para a didática
  • 15/04: (Convidado: Maria Claudia Sacomanni, Bruna Carvalho, Adriana Franco; Mediador/a Maria Cristina dos Santos)
  1. Alfabetização: leitura, escrita e matemática
  • 22/04: (Convidado: Ana Carolina Galvão Marsiglia; Lenilda R.A. de Faria ; Mediador/a Maria Amélia Dalvi)
  1. As ciências do homem: conteúdo e didática para o entendimento da História dos Homens
  • 29/04: (Convidado: Marcelo Ubiali Ferracioli; Célia Regina da Silva; Mediador/a Soraya Conde)
  1. Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica
  • 06/05– (Convidado: Mateus Turini, Marco Antonio de Oliveira Gomes; Mediador/a Lilia Colares)
  1. Ciências Humanas – Contribuições para a Pedagogia Histórico Crítica
  • 13/05– (Convidado:  Marcos Antonio Campos Couto, Marcos Lima,; Mediador/a Olívia)
  1. Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática do conhecimento da história dos homens
  • 20/05 – (Convidado: Antonio Carlos Hidalgo Geraldo, Júlia Mazinini Rosa; Helio da Silva Messeder Neto;

9 – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza

• 27/05 – (Convidado: Helio da Silva Messeder Neto , Luciana Massi;
  1. Química e Ensino de Química
  • 10/06 – (Convidado: Júlia Mazinini Rosa (biologia), Antonio Carlos Hidalgo Geraldo;
  1. Biologia Ensino de Biologia
  • 17/06 (Convidado: Celi Taffarel, Joelma Albuquerque, Márcia Morschbachr; Mediador/a Jorge “Tom” Hermida)
  1. Educação Física na educação escolar na perspectiva da PHC
  • 24/06 (Convidado: Gaudêncio Frigotto, Marise Nogueira Ramos; Mediador/a Rosimeri Pereira)

13 – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

• 01/07 (Convidado: Paulino J Orso, José “Zezo” Lombardi; Mediador/a Vicente Cabrera Calheiros

14  – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade.

OBSERVAÇÃO.: Entrega de trabalho final expressando, na forma de uma síntese pessoal, o entendimento alcançado sobre as dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica.

ATENÇÃO: ENTREGA DO TRABALHO DE FINAL DE CURSO (disciplinas de pós-graduação)

• 08/07 (Convidado: _Dermeval Saviani; Mediador/a _José “ZEZO” Lombardi)
  1. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual