Inauguração dos departamentos de Educação e de Ciência da Informação marca conclusão das obras do Reuni na UFSCar

inauguracao-predio-ded x

Com a inauguração, no dia 11 de junho, do edifício que abriga os departamentos de Educação (DEd) e de Ciência da Informação (DCI), a UFSCar concluiu todas as obras realizadas com recursos do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O novo prédio – que é compartilhado pelos dois departamentos – tem 1.350 m2 e custou R$ 2,5 milhões.

Durante a cerimônia de inauguração, tanto a Chefe do DEd, Maria Cecília Luiz, quanto o Chefe do DCI, Rogério Ap. Sá Ramalho, destacaram a dimensão simbólica do novo espaço, no sentido do reconhecimento das atividades realizadas e, também, da potencialização das possibilidades de conquista de outros espaços. Já a Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), Wanda Ap. Machado Hoffmann, registrou e agradeceu os esforços de todos os envolvidos na concretização desse novo espaço para o Centro e, particularmente, destacou o papel do Pró-Reitor de Administração da UFSCar, Néocles Alves Pereira, na presidência do Grupo de Trabalho do Reuni. “Fico honrado em falar, na realidade, representando um grande número de pessoas que trabalharam muito para que pudéssemos ser bem sucedidos na implantação do Reuni. No Grupo de Trabalho, fui apenas um facilitador, apresentando propostas para que os Diretores de Centro pudessem tomar as decisões. Apesar de certamente termos enfrentado dificuldades, dada a dimensão do projeto da UFSCar, reitero que, considerando todo o sistema federal de Educação Superior, nós estamos entre as instituições mais bem sucedidas, e isto é devido ao envolvimento de um grande número de pessoas e unidades”, avaliou Pereira. O Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira, destacou justamente a ousadia da Universidade ao elaborar sua proposta ao Reuni, bem como a competência com a qual a Instituição o concretizou. “O desafio de expandir a Universidade é sempre muito difícil, o primeiro sentimento pode ser o de conforto com a situação já consolidada, de confiança na excelência nas atividades já estabelecidas. No entanto, a missão da Universidade é enfrentar desafios, e a UFSCar o faz com muita competência. Além disso, todo o processo foi conduzido com muito cuidado, o que podemos ver neste prédio, que materializa a preocupação com condições adequadas de trabalho às pessoas que constroem, diariamente, a UFSCar”, afirmou o dirigente.

Homenagem

Na mesma ocasião, foi inaugurada a sala do grupo PET (Programa de Educação Tutorial), chamada de “Sala Prof.ª Dr.ª Vera Regina Casari Bocatto” em homenagem à docente do DCI que fundou o grupo, falecida em 2013. A homenagem contou com a presença de familiares de Bocatto e relembrou também a sua contribuição enquanto Chefe do DCI. A atual tutora do grupo PET, Luciana de Souza Gracioso, destacou a relevância da criação do grupo para o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e, também, a relação afetiva que Vera Bocatto mantinha com os estudantes.

inauguracao

Cerimônia foi marcada por menções à relevância de celebrar conquistas coletivas (Foto: Mariana Pezzo / AECR)