Pedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo. História, Desafios e Perspectivas Atuais

Educação no Campo

Organizadores: Jaqueline Daniela Basso, José Leite dos Santos Neto e Maria Cristina dos Santos Bezerra.

Docente e pesquisadores do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar estão lançando o ebookPedagogia Histórico-Crítica e Educação no Campo: história, desafios e perspectivas atuais“.

Maria Cristina dos Santos Bezerra, docente do DEd, Jaqueline Daniela Basso e  José Leite dos Santos Neto, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC), são os organizadores da coletânea que busca contribuir para a compreensão dos avanços que a Pedagogia Histórico-Crítica poderá trazer para a Educação dos povos que vivem no campo, tendo em vista seu histórico, desafios e perspectivas atuais.

A publicação resulta de conferências e trabalhos publicados nas segunda e terceira edições do Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo e quarta e quinta Jornada de Educação Especial no Campo, ocorridos nos anos de 2013 e 2015, além da XIII Jornada HISTEDBR, que aconteceu também neste último ano, promovidos pelo GEPEC.

O download do ebook pode ser feito gratuitamente no site da Editora Navegando.

GEPEC

O GEPEC, ligado ao curso de graduação em Pedagogia da Terra, do DEd, foi criado em 2010 por docentes do DEd e do Departamento de Psicologia, e alunos (graduação e pós-graduação) da UFSCar e conta com a participação de um docente da USP de Ribeirão Preto. O GEPEC tem como objetivo principal proporcionar um espaço de discussão dos estudos e pesquisas sobre a educação do campo nas relações com as práticas das camadas populares, os movimentos sociais e a luta pela terra. Os Estudos e Pesquisas estão organizados em quatro linhas de investigação principais: Educação Especial no campo; Fundamentos da Educação e suas relações com o campo; Instituições escolares e práticas educativas no campo; e Movimentos Sociais e Educação.

Mais informações podem ser obtidas no site do GEPEC.