X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência, Memória

Grupo de pesquisa

O Grupo de Estudos Teoria Crítica e Educação, sob a liderança do Prof. Dr.  Antônio Álvaro Soares Zuin do Departamento de Educação da UFSCar, está organizando o X Congresso Internacional de Teoria Crítica: “Tecnologia, Violência, Memória”, que acontecerá na UFSCar, de 10/10/16 a 14/10/16.

O Congresso será constituído por 05 grandes conferências, 06 mesas-redondas e um número significativo de Comunicações Científicas (doutores, doutorandos e mestres) e de Pôsteres (mestrandos e graduados).

Os interessados em se inscreverem para apresentar Comunicação Científica ou Pôster, devem se orientar pelos seguintes eixos temáticos: Teoria Crítica e Educação; Comunicação e Indústria Cultural; Estética e Experiência Formativa; Teoria Crítica, Ética e Formação; Linguagens visuais e Formação; Teoria Crítica, Cultura Digital e Formação; Teoria Crítica e Psicanálise; Teoria Crítica e Formação dos Corpos; Teoria Crítica e Literatura; Teoria Crítica e Ciências Sociais.

O resumo da Comunicação Científica e do Pôster (entre 4.000 e 6.000 caracteres com espaço) deverá estar rigorosamente dentro dos eixos temáticos do Congresso.

O Preço das inscrições: R$ 100,00 para ouvintes com certificado; R$ 150,00 para estudantes apresentando trabalho; R$ 300,00 para professores universitários e profissionais.

Entre os conferencistas, já temos a confirmação de Wolfgang Leo Maar (UFSCar), Michael Löwy (Centre National de la Recherche Scientifique – França), José Antônio Zamora (Centro de Ciencias Humanas y Sociales de Madri), Miguel Vedda (Universidad de Buenos Aires/Conicet) e Bruno Pucci (UNIMEP).

Entre os participantes das Mesas Redondas, já temos a confirmação de: 1) Miguel Vedda (Universidad de Buenos Aires/Conicet), Renato Franco (UNESP/Araraquara), tema: Cinema, Literatura e Violência; 2) Alexandre Vaz (UFSC) e José Antônio Zamora (Centro de Ciencias Humanas y Sociales de Madri), tema: Teoria Crítica, Educação e Memória; 3) Belarmino Cesar Guimarães da Costa (UNIMEP) e Ari Fernando Maia (UNESP-Araraquara), tema: Teoria Crítica, Cultura Digital e Violência; 4) Mateu Cabot (Universitat de les Illes Ballears – Espanha) e Pablo Buron (Universitat de les Illes Ballears – Espanha), tema: Adorno musicólogo, leitor de Freud; 5) Hector Luis Saint Pierre (UNESP-Franca) e Luis Fernando Ayerbe – Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara), tema: Guerra, Tecnologia e Terrorrismo; 6) Oswaldo Giacoia Jr. (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas) e Marcos Nobre (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas), tema: Filosofia, Tecnologia e Violência.

X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, Violência, Memória será realizado de 10 a 14 de outubro de 2016 na UFSCar.

Maiores informações no site: http://www.unimep.br/teoriacritica