Departamento de Educação completa 30 anos de ensino, pesquisa e extensão

Foto 30anosDEd

O Departamento de Educação foi criado e implementado em 06 de novembro de 1987, como órgão constitutivo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH).

O objetivo geral do Departamento de Educação é contribuir para o aprofundamento teórico e prático da Educação por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação.

A princípio o Departamento de Educação se estruturou, na sua criação, em três áreas: Fundamentos da Educação – FE; Administração Escolar – AE e Orientação Educacional – OE. A área de Fundamentos da Educação teve início devido ao extinto Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação; as áreas de Administração Escolar e de Orientação Educacional originaram-se do Departamento de Tecnologia Educacional. Na época, ao todo, o corpo docente era composto de quatorze docentes efetivos e um técnico-administrativo.

Hoje em 2017, após 30 anos de existência, o DEd está composto por vinte e quatro docentes efetivos, dois professores substitutos, e um técnico administrativo. Suas áreas principais são: Fundamentos da Educação, Políticas Públicas e Gestão Educacional. Desenvolve em nível de graduação atividades acadêmicas de ensino respondendo por um amplo leque de disciplinas, obrigatórias e optativas, do Curso de Licenciatura em Pedagogia e demais licenciaturas de outros cursos da Universidade Federal de São Carlos. Especificamente, no Curso de Pedagogia está responsável pelas disciplinas de Fundamentos da Educação (História, Filosofia, Sociologia e psicologia da Educação) e pelas disciplinas destinadas aos conteúdos de Políticas Públicas e Gestão Educacional.

No dia 23 de novembro de 2017, realizou um Seminário em comemoração aos 30 anos. A abertura teve a participação do Vice-Reitor da UFSCar Prof. Dr. Walter Libardi, da Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ao qual o Departamento está vinculado, Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis; da atual Chefe do DEd Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos Bezerra, do Secretário Municipal de Educação Sr. Orlando Mengatti Filho; e da supervisora de ensino de São Carlos Profa. Norberg Aparecida dos Santos.

O seminário contou ainda com a apresentação dos alunos do Projeto Doces Flautistas (*), trabalho desenvolvido por voluntários e coordenado pelo Prof. Mateus Augusto Ferreira, o projeto consiste no trabalho de educação Musical para crianças e jovens das comunidades carentes do município de São Carlos.

As 9h30, foi realizada a primeira mesa redonda composta pelos ex-professores do DEd, Benjamin Mattiazzi, Bruno Pucci e Ester Buffa, momento em que cada convidado compartilhou com docentes e discentes, suas reflexões e um pouco da sua história no Departamento.

No período da tarde foi realizada a segunda mesa com os Professores Titulares do DEd. Antônio Zuin e Marisa Bittar, apresentando seus trabalhos, memórias e história do Departamento.

Além do lançamento do e-book comemorativo do DEd, foram realizados os lançamentos dos livros do Prof. Antonio A. S.  ZuinCyberbullying contra professores: Dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa e do Prof. Luiz Roberto GomesFilosofia da educação – Entre a formação de educadores e a qualificação profissional.

O e-book do DEd é apresentado na forma de coletânea em seis capítulos e pode ser adquirido através do link:  http://editorapixel.com.br/DEd30anos

IMG_MesaAbMesa2Mesa3Grupo1Grupo3Grupo2

DocesFlaust