Departamento de Educação lança E-book em comemoração aos 30 anos

banner_DEd 30anos

No dia 23 de novembro, o Departamento de Educação (DEd) realizou um Seminário em comemoração aos 30 anos.

A abertura teve a participação do Vice-Reitor da UFSCar Prof. Dr. Walter Libardi, da Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), ao qual o Departamento está vinculado, Profa. Dra. Maria de Jesus Dutra dos Reis; da atual Chefe do DEd Profa. Dra. Maria Cristina dos Santos Bezerra, do Secretário Municipal de Educação Sr. Orlando Mengatti Filho; e da supervisora de ensino de São Carlos Profa. Norberg Aparecida dos Santos.

No período da manhã, além da apresentação dos alunos do Projeto Doces Flautistas, foi realizada a primeira mesa redonda composta pelos ex-professores do DEd, Benjamin Mattiazzi, Bruno Pucci e Ester Buffa, momento em que cada convidado compartilhou com docentes e discentes, suas reflexões e um pouco da sua história no Departamento. No período da tarde foi realizada a segunda mesa com os Professores Titulares do DEd, Antônio Zuin e Marisa Bittar, que  falaram um pouco sobre seus projetos, trabalhos,  memórias e história do Departamento.

Na sequência a mesa redonda, a comissão formada pelos professores Celso Luiz Aparecido Conti, Eduardo Pinto e Silva e Sandra Riscal, apresentou e lançou oficialmente o E-book comemorativo aos 30 anos do departamento.

Além do lançamento do e-book comemorativo do DEd, foram realizados os lançamentos dos livros do Prof. Antonio A. S.  ZuinCyberbullying contra professores: Dilemas da autoridade dos educadores na era da concentração dispersa e do  Prof. Luiz Roberto GomesFilosofia da educação – Entre a formação de educadores e a qualificação profissional.

O e-book do DEd é apresentado na forma de coletânea em seis capítulos e pode ser adquirido através do link: e-book DEd 30 anos

[…] Não é apenas um simples gesto comemorativo, mas um documento que registra alguns dos momentos da história do departamento. Trata-se de narrativas de memórias, traçadas a partir da experiência individual e coletiva de alguns de seus mais importantes protagonistas. As tramas e o entrelaçamento das experiências e dos itinerários aqui registrados constituem um verdadeiro testemunho dos diferentes momentos da vida de pessoas que deixaram suas marcas indeléveis na história do DEd. A história carrega objetividade e materialidade inegáveis. trata-se de narrativas de memórias, traçadas a partir da experiência individual e coletiva de alguns de seus mais importantes protagonistas. […] Optamos por apresentar os textos por ordem cronológica de ingresso dos autores na UFSCar, e, no final deste e-book, incluímos um Apêndice, no qual consta a relação dos nomes dos professores e técnicos administrativos do departamento desde o seu ingresso na universidade, no início dos anos 1970, até o ano de 2017. 30 anos: Departamento de Educação da UFSCar. Esperamos, com esta coletânea, oferecer subsídios para que outras contribuições possam a ela se somar, e também possibilitar que, por seu intermédio, os professores e as professoras do DEd/UFSCar possam encontrar elementos para a construção permanente e efetiva de suas atividades de pesquisa, extensão e ensino sempre voltadas para o bem da universidade, da sociedade e da humanidade. Desejamos, enfim, que a leitura, além de agradável, seja produtiva. (CONTI, SILVA, RISCAL. 2017, p.5).

Capa_ebook

:. Baixe aqui .: