Apresentação

As atividades do Departamento de Educação (DEd) do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (CECH-UFSCar) estruturam-se em conformidade com o Regimento Geral da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo geral do Departamento de Educação é contribuir para o aprofundamento teórico e prático da Educação por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da Graduação e da Pós-Graduação.

Foi criado e implementado pela Portaria GR n° 464, assinada pelo Reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 06 de novembro de 1987, como órgão constitutivo do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Sua criação teve origem devido a restruturação departamental que envolvia todo o CECH naquele período.

De apenas dois grandes e heterogêneos Departamentos: Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação – DFCFE e Departamento de Tecnologia Educacional – DTE, o CECH passou a se constituir de seis novos departamentos: Departamento de Educação – DEd; Departamento de Metodologia de Ensino – DEME; Departamento de Psicologia – DPsi; Departamento de Ciências Sociais – DCSo; Departamento de Letras – DL; Departamento de Filosofia e Metodologia da Ciência – DFMC.

Em 2015, o CECH já contava com oito departamentos:

A princípio o Departamento de Educação se estruturou, na sua criação, em três áreas: Fundamentos da Educação – FE; Administração Escolar – AE e Orientação Educacional – OE. A área de Fundamentos da Educação teve início devido ao extinto Departamento de Fundamentos Científicos e Filosóficos da Educação; as áreas de Administração Escolar e de Orientação Educacional originaram-se do Departamento de Tecnologia Educacional. Na época, ao todo, o corpo de funcionários fundador do Departamento compunha-se de quatorze docentes efetivos e um técnico-administrativo.

Hoje no ano de 2015, após vinte e oito anos de existência, o Departamento de Educação está composto por vinte e três docentes efetivos, dois professores substitutos, e um técnico administrativo. Suas áreas principais são: Fundamentos da Educação, Políticas Públicas e Gestão Educacional.

O perfil do profissional que o Departamento de Educação se propõe a formar pode ser sintetizado no termo “educador”, isto é, um profissional que analisa e executa métodos pedagógicos, compreendendo-o no seu conteúdo. Esse perfil de educador não aceita a fragmentação da ciência pedagógica, nem a dicotomia entre a teoria e prática, e não corrobora com o distanciamento entre a academia e comunidade.

O Departamento de Educação desenvolve em nível de graduação atividades acadêmicas de ensino respondendo por um amplo leque de disciplinas, obrigatórias e optativas, do Curso de Licenciatura em Pedagogia e demais licenciaturas de outros cursos da Universidade Federal de São Carlos. Especificamente, no Curso de Pedagogia está responsável pelas disciplinas de Fundamentos da Educação (História, Filosofia, Sociologia e psicologia) e pelas disciplinas destinadas aos conteúdos de Políticas Públicas e Gestão Educacional.

Quanto às linhas de pesquisa e atividades de extensão, o Departamento de Educação desenvolve vários projetos, conforme consta na relação de cada docente. Vários professores e professoras do DEd são credenciados no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Esses docentes ministram diferentes disciplinas obrigatórias e optativas, e realizam orientações de Mestrado e Doutorado em diferentes áreas e linhas de pesquisa da Educação do PPGE.

Em destaque, o DEd vem atuando em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação (SEB/MEC) com cursos de extensão e especialização por meio do Programa Cursos de Formação em Gestão Educacional – CFGE. O DEd vem oportunizando desde 2009 diferentes áreas de formação online para professores, diretores, coordenadores, secretários municipais e técnicos em geral das Secretarias de Educação do estado de São Paulo e já disponibilizou para vários estados, como: PR, SC, RS, ES, PE, BA, PI.

Os dois cursos de especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) oferecidos na modalidade a distância tem como público alvo: as equipes gestoras (diretores, vices, coordenadores, mediadores etc.) das escolas públicas das redes estaduais e municipais do Estado de São Paulo. Trata-se de um projeto vinculado ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da SEB/MEC, possui 400hs de certificação e foi implementado na UFSCar desde 2009.

Os três cursos de extensão oferecidos na modalidade a distância são:

  • Formação Continuada em Conselho Escolar, vinculado ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (PNFCE), da SEB/MEC, que tem o intuito de contribuir para o fortalecimento da gestão democrática por meio dos conselhos escolares. O curso possibilita a certificação de 200hs de extensão e está sendo oferecido pela UFSCar desde 2009.
  • O Programa Pró-Conselho, Programa Nacional de capacitação de Conselheiros Municipais, em parceria com o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), está sendo oferecido pela UFSCar desde 2011.
  • O Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – Pradime, em parceria do Ministério da Educação com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), apoia os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), está sendo oferecido pela UFSCar desde 2012.