Educação Sócio-Emocional para crianças de 4 a 10 anos

Código: 1002102

Créditos: 04

Ementa: Essa disciplina procura trabalhar a educação sócioemocional de crianças entre 4 e 10 anos e estará ancorada em estudos advindos do campo da Teoria Histórico Cultural e da neurociência. Além de trazer suportes teóricos e práticos das práticas mindfulness ( ou atenção plena), yoga e das proposições feitas dentro do âmbito do SEE-Learning (Social, Emotional and Ethical learning). Todo esse ferramental será apresentado como auxiliar para que a/o futura/o professor/a possa compreender e apreender a importância da educação sócioemocional e o desenvolvimento do autoconhecimento, do conhecimento do outro, da atenção, resiliência, ética, empatia e da compaixão para com si mesmo/a e com os outros na educação das crianças. Possibilitando assim a construção de relações interpessoais, bem como e primordialmente a relação das crianças para consigo mesmas pautadas no respeito ao outro e no respeito a si mesmo.

Objetivos: Compreender o papel das emoções na formação de crianças de 4 a 10 anos durante seu processo educativo, por meio da análise e implementação de práticas cotidianas que levem ao autoconhecimento , ao conhecimento do outro, ao desenvolvimento da atenção, resiliência, ética, empatia e compaixão.