Educação, Tecnologia e Cultura Digital
Código: 100060-9
Créditos: 04
Ementa: Noções conceituais e estudo da relação entre Educação, Tecnologias e Cultura Digital. Letramento e cultura digital. Mídias na educação. Flexibilidade pedagógica, curricular, espaçotemporal por meio de tecnologias digitais. Projeto e desenho pedagógico para ensino-aprendizagem com tecnologias digitais de informação e comunicação. Produção e uso de tecnologias para educação. Educação a Distância: noções sobre gestão, docência, aprendizagem por meios virtuais
Objetivos: Analisar o fenômeno educativo nas suas múltiplas relações com as tecnologias, sejam elas tradicionais (giz, livro, escrita, sala de aula, etc.) ou mais recentes (audiovisual, radiofonia, informática, ciberespaço, dispositivos móveis, etc.), buscando melhor compreensão das particularidades da relação entre Educação, Tecnologias e Cultura Digital, especialmente quando envolve a produção e/ou incorporação de tecnologias inovadoras, de linguagens midiáticas mais recentes, de outros tipos de materiais didáticos no âmbito educacional, seja na educação básica e/ou superior. *Possibilitar a análise crítica de aspectos fundamentais da incorporação de tecnologias mais recentes no ensino-aprendizagem, considerando fatores históricos, sociais, econômicos e políticos. *Propiciar ao estudante o conhecimento/entendimento dos principais aspectos (positivos e negativos) da relação entre educação, tecnologias e cultura digital (educação na cibercultura). *Compreender propostas de configuração de ensino-aprendizagem na modalidade de Educação a Distância, como lócus de uso mais intenso das tecnologias digitais de informação e comunicação.