História da Educação I

Código: 17.133-6

Créditos: 04

Ementa: A disciplina tratará a educação como processo de formação humana, apresentando os caminhos percorridos historicamente para a construção da escola, da sala de aula e do pensamento pedagógico desde a antiguidade aos tempos atuais. Destacará políticas e movimentos sócio-culturais pela expansão da escolaridade e democratização da educação, como também colocará em discussão dilemas e desafios da educação em perspectiva global, o que envolve, por um lado, movimentos de alfabetização em massa e expansão do acesso à escola, e por outro, questões relativas a gênero, infância e a profissão docente.

Objetivos: -Fundamental e conceituar os conhecimentos teóricos e críticos da história da educação e das práticas pedagógicas produzidas pelas civilizações.
Estudar os fundamentos históricos da educação por meio de obras clássicas.
-Interpretar, com base na lógica que garantiu as existências material e espiritual das civilizações, os fundamentos históricos da educação.
-Analisar o processo de construção e de desarticulação da escola no âmbito dos contextos históricos desenvolvidos no mundo.
-Conhecer e analisar contextos e questões históricas que envolvam as exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras.