O trabalho pedagógico com crianças de quatro e cinco anos

Código: 1002170

Créditos: 04

Ementa: A partir dos aportes teóricos da Neurociência, da Ciência do Bem Estar (Science of Well Being) e da Teoria Histórico Cultural serão trabalhados nessa disciplina conteúdos que procurarão abordar as seguintes temáticas:

- Desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança de quatro e cinco anos: a alimentação, parentalidade, cuidados básicos com a saúde da criança, a construção das emoções e relações sociais, periodização do desenvolvimento; violência contra crianças;
- Metodologia e didática para realizar um trabalho pedagógico com crianças de quatro e cinco anos: como as diversas áreas de conhecimento podem ser ensinadas/vivenciadas para/por crianças de quatro e cinco anos; princípios didático-metodológicos para o trabalho pedagógico; o uso de tecnologias não digitais e digitais na educação das crianças de quatro e cinco anos por meio do STEAM (Ciência, tecnologia, artes e matemática), com a presença do desenvolvimento do pensamento computacional (como definido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação); práticas de atenção focada (mindfullness) como forma de proporcionar o autoconhecimento e conhecimento do outro (com base no altruísmo, compaixão).

Objetivos: Essa disciplina procurará apresentar como a criança de quatro e cinco anos se desenvolve e quais são as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico no âmbito das escolas de Educação Infantil que não dissocie o cuidar, o educar e o brincar.