Pedagogia Histórico-Crítica: teoria e práticas educativas

Código: 1002112

Créditos: 04

Ementa: Estudo das dimensões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica visando assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

Objetivos: -Caracterizar o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção contra-hegemônica de educação;
-Compreender os fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos da pedagogia histórico-crítica;
-Estudo das iniciativas de implementação da Pedagogia Histórico-Crítica em redes municipais de educação, buscando entender suas possibilidades e limites;
-Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica na melhoria da qualidade da educação, buscando estudá-la comparativamente às pedagogias hegemônicas;
-Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.